Notícias
Samae investe em modernização e amplia uso de hidrômetros ultrassônicos
05/06/2025
Com foco em modernização para prestar o melhor serviço para a comunidade de Blumenau, o Samae está ampliando o número de hidrômetros com tecnologia ultrassônica de medição. A autarquia vai investir pouco mais de R$ 1,1 milhão de recursos próprios para adquirir 632 novos equipamentos. No momento, o Samae conta com 956 equipamentos.
O hidrômetro ultrassônico é utilizado principalmente em empreendimentos que consomem um maior volume de água, incluindo indústrias, comércios e imóveis de médio e grande porte, além de atender as demandas relacionadas a verificações de consumo. Quando algum consumidor questiona sobre a marcação do hidrômetro comum, o Samae instala o equipamento ultrassônico para avaliar se há algum problema interno que alterou a marcação do hidrômetro comum, ou se de fato há algum problema no medidor instalado naquele imóvel.
Ele funciona baseado na velocidade da propagação das ondas sonoras, oferecendo maior precisão na medição em baixas e altas vazões em relação ao hidrômetro convencional. Além disso, o equipamento tem uma maior vida útil, podendo chegar a 15 anos, enquanto os hidrômetros comuns chegam a cinco anos.
“Queremos ampliar a utilização dos medidores ultrassônicos para modernizar e melhorar os nossos serviços para a população de Blumenau”, diz o presidente do Samae, Alexandre de Vargas.
O processo licitatório ainda está em trâmite. A expectativa é que o edital da concorrência seja lançado até o fim de junho.
Texto: Everton Siemann
Foto: Samae, Divulgação
Texto: Everton Siemann
Foto: Samae, Divulgação