Notícias

Samae dá o primeiro passo rumo à instalação de uma Central de Valorização de Resíduos em Blumenau

20/05/2025
Servidores do Samae e representantes do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) reuniram-se na manhã desta terça-feira, dia 20, na sede da autarquia, para alinhar detalhes do convênio que tem como objetivo mudar a forma como Blumenau cuida do lixo que produz.

No encontro, foi discutido um plano de trabalho e aspectos técnicos que envolvem o convênio. Com apoio técnico do Cimvi, o Samae vai desenvolver estudos para implantar uma Central de Valorização de Resíduos (CVR) no bairro Salto do Norte, com foco na transformação de lixo orgânico em blocos de concreto, meio-fios e outros materiais reutilizáveis pela prefeitura ou por outros órgãos públicos.

A iniciativa também prevê o aproveitamento do lixo orgânico para a geração de energia e produção de matéria-prima destinada a parques e obras, enquanto os recicláveis serão separados por cooperativas credenciadas que atuarão diretamente no empreendimento. Isso deve gerar mais renda, proporcionar melhores condições de trabalho para os catadores e reduzir drasticamente o envio de resíduos ao aterro sanitário, com o objetivo de zerar a médio prazo.

“Esse projeto é essencial para mudar a realidade e a relação que a gente tem com o lixo. O que jogamos na lixeira hoje, amanhã poderá virar receita para o município e dignidade às pessoas que obtém dos materiais recicláveis a sua subsistência”, diz Alexandre de Vargas, presidente do Samae.

Com essa iniciativa, Blumenau será a primeira cidade do país a adotar esse modelo que está sendo proposto.

Texto: Everton Siemann
Foto: Samae, Divulgação


Whatsapp