Notícias
Ampliação da captação de água bruta na ETA 2 tem ordem de serviço assinada
20/12/2024
Uma importante ação para melhorar o saneamento básico de Blumenau nos próximos anos teve o status atualizado nesta sexta-feira, dia 20. Em cerimônia que reuniu o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, o governador do Estado, Jorginho Mello, e outras lideranças políticas e comunitárias na Prainha, foi assinada a ordem de serviço para a ampliação da captação de água bruta da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, instalada na Rua Bahia, no bairro Do Salto.
Com essa obra, o Samae vai mudar o principal ponto de captação de água bruta para a ETA 2, deixando a Usina Salto, que pertence à Celesc, e passará a captar a água do Rio Itajaí-Açu em nova e moderna estrutura, que será construída em uma área mais próxima da ETA 2.
Além de evitar que a água captada percorra quase 2 quilômetros entre o ponto da captação e o início do processo de tratamento, com o novo sistema a capacidade de captação de água bruta praticamente vai dobrar, passando dos atuais 940 para 1.600 litros por segundo, mirando as futuras demandas de consumo na cidade.
A nova captação deve beneficiar em torno de 250 mil pessoas. Um investimento global que ultrapassa os R$ 46 milhões, entre a execução das obras e a contratação de uma empresa especializada para fazer a supervisão dos trabalhos.
Texto: Everton Siemann
Foto: Samae, Divulgação
Texto: Everton Siemann
Foto: Samae, Divulgação