Notícias
Samae distribuiu mais de 2,3 milhões de litros de água durante manutenção na ETA 2
29/04/2024
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau distribuiu mais de 2,3 milhões de litros de água à comunidade durante os cinco dias em que a cidade foi impactada pela manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2. A estrutura, responsável por 70% do sistema hídrico de Blumenau, passou por importante manutenção entre os dias 8 e 12 de abril. A troca das placas do tanque de decantação reduziu a capacidade de produção da ETA 2 em 30% e exigiu a adoção de medidas para minimizar os impactos de falta de água na cidade.
Entre as medidas adotadas pelo Samae estava a distribuição de água com caminhões-pipa às instituições que prestam serviços essenciais à comunidade, como unidades da rede de educação (pública e particular), saúde e segurança. Para isso, caminhões foram contratados pela autarquia e atuaram junto dos veículos que já pertencem ao Samae para atender à demanda.
Durante os cinco dias de obras na ETA 2, a central de atendimento registrou 103 chamadas, uma média superior a 20 solicitações por dia. Ao todo, foram distribuídos 2.391 metros cúbicos, o equivalente a 2,391 milhões de litros de água. Os Centros de Educação Infantil (CEIs) e escolas foram as instituições que mais tiveram atendimentos pelos caminhões-pipa, com 53 ocorrências.
– Esses números demonstram a preocupação e o zelo do Samae em prestar o melhor atendimento à comunidade de Blumenau. Junto do rodízio no abastecimento dos bairros ao longo daquela semana, a adoção dos caminhões-pipa para atender os serviços essenciais demonstra o planejamento e a dedicação para executar uma ação tão importante como foi a intervenção na ETA 2 – comenta André Espezim, diretor presidente do Samae.
Uma nova intervenção está programada para ocorrer em julho, para que outra ala da estação também recebe o novo sistema nos tanques de decantação, visando a melhoria na produção de água da ETA 2.
Texto: Everton Siemann
Foto: Samae, Divulgação
Texto: Everton Siemann
Foto: Samae, Divulgação