Notícias

Samae atualiza situação dos serviços para o período da manhã desta segunda-feira , dia 9

09/10/2023
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau informa os dados do fornecimento de água na cidade na manhã desta segunda-feira, dia 9 de outubro. Nas últimas 24 horas, o Tele 115 recebeu onze solicitações para verificar problemas intermitentes de água nos seguintes bairros: Fortaleza (1), Itoupava Central (3), Garcia (1), Boa Vista (2), Progresso (1), Velha (2), e Valparaíso (1).

Tratamento nas estações e níveis de turbidez

A última atualização dos níveis de turbidez, realizada às 8h30, indicou que a ETA II registrou 676 NTUs, a ETA III apresentou 13,90 NTUs, e a ETA IV registrou 72 NTUs. Duas das quatro Estações de Tratamento de Água operaram continuamente durante toda a madrugada. O abastecimento dos bairros atendidos pela ETA I está sendo mantido pela ETA III como medida preventiva para proteger a bomba de captação de água, que poderia ser danificada devido à forte correnteza e ao aumento do nível do rio. A ETA IV está com tratamento de água interrompido para a lavagem dos filtros que estavam saturados devido aos altos níveis de turbidez, e por isso, o abastecimento no reservatório da estação está sendo realizado por caminhão-pipa. A ETA IV capta água bruta de um afluente do Ribeirão Itoupava Rega.

Henrique Carlini, diretor administrativo-financeiro do Samae, enfatiza a importância do uso responsável da água. "Estamos conseguindo abastecer as famílias na Vila Itoupava, mas é muito importante usar a água de forma consciente neste período. Não desperdicem! Nossos reservatórios estão cheios, mas também podem ser afetados. O momento é de atenção! Em áreas mais elevadas, residências sem caixas d'água e condomínios sem cisternas também podem sentir os efeitos em caso de interrupção no fornecimento, se houver necessidade de manutenção," destaca.

O abastecimento só será interrompido na ETA II em caso de falta de energia, alta turbidez, ou se o rio atingir 16 metros acima do nível normal. A equipe de manutenção de redes continua trabalhando, mas as pessoas devem solicitar assistência através do Tele 115 ou da Central Telefônica. "Esse procedimento é essencial para abrir ordens de serviço e evitar deslocamentos desnecessários e que os nossos fiscais circulem em ruas com o trânsito interrompido, com acesso restrito por causa dos alagamentos," afirma o diretor Henrique Carlini.

Coleta de resíduos

As coletas especiais, seletivas e convencionais seguem o cronograma normal nesta segunda-feira. Em áreas suscetíveis ao aumento do nível do Rio Itajaí-Açu, os contêineres de resíduos sólidos estão sendo removidos para evitar danos. Ressaltamos a importância de descartar os resíduos apenas no dia em que o caminhão de coleta passar em sua rua, evitando o acúmulo de lixo que pode obstruir bocas de lobo ou ser levado para os rios devido à chuva.

Atendimento Comercial

A sede administrativa na Rua Bahia funciona normalmente. As unidades comerciais localizadas nas Intendências do Garcia e de Vila Itoupava, bem como a unidade do Centro, estarão abertas.

As chuvas danificaram o telhado da unidade da Rua Bahia e, por isso, será necessária a realização de limpeza e reparos. Além disso, no Vale Auto Shopping, o aumento do nível do Rio Itajaí-Açu pode dificultar o acesso, razão pela qual não haverá atendimento naquela unidade comercial.

A orientação é que as pessoas utilizem nossos canais de atendimento on-line como o WhatsApp e o site. 

Canais de Atendimento

Todos os setores permanecem em alerta, e a orientação é que a população acompanhe as informações oficiais divulgadas pelos canais do município, incluindo o site e as redes sociais da Prefeitura e do Samae de Blumenau. Para entrar em contato, os principais números são o telefone 115 e a Central Telefônica (47) 3331-8400. Além disso, oferecemos números de atendimento via WhatsApp: Ouvidoria (47) 99997-6915 e Tele 115 (47) 99997-1621. Ambos aceitam apenas mensagens, e o horário de atendimento do WhatsApp da Ouvidoria é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, enquanto o WhatsApp do Tele 115 funciona das 8h às 22h. Você também pode contatar a Ouvidoria pelo e-mail ouvidoria@samae.com.br.


Whatsapp