Notícias
Níveis de turbidez aumentam no Rio Itajaí-açu
04/02/2023Novos temporais no Vale do Itajaí, na cidade de Rio do Sul , na madrugada de sexta-feira,3, elevou a turbidez no Rio Itajaí-açu afetando as cidades de Indaial, Ascurra, Ituporanga e Blumenau.
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - Samae informa que a turbidez na água do Rio Itajaí-açu em Blumenau chegou a *2.209 NTU*, às 6h52, neste sábado, dia 4.
A ETA II está trabalhando com 70% de sua capacidade e os técnicos precisaram lavar um dos decantadores, às 4h30, por causa do acúmulo de sujeira captada do Rio Itajaí-açu. Haverá intermitência no abastecimento de água em algumas regiões, inclusive por causa do aumento no consumo de água com a elevação das temperaturas ao longo do dia.
Permanece a orientação para que a população *evite o desperdício de água* utilizando a água de suas caixas d'água nas atividades essenciais. O uso consciente contribui para que todas as famílias possam ter água potável em suas casas.
*O que é turbidez ?*
Turbidez é a condição da água com quantidade excessiva de partículas em suspensas na água como a argila, sílica, coloides, algas, lodo, restos de folha, microorganismos e outros elementos não solúveis. As causas da turbidez são várias: o excesso de chuvas, crises hídricas, problemas de erosão no solo, atividade mineradora, práticas agrícolas, entre outras.
*Contatos*
Problemas, dúvidas ou sugestões podem ser esclarecidas em um dos nossos canais de atendimento listados abaixo:
Manutenção: atendimento 24h pelo Tele 115 e (47) 99997-1621 (somente para mensagens).
Ouvidoria : atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O número do WhatsApp (47) 9997-6915 (somente para mensagens) funciona das 8h às 22h.
_Investimentos em 2023 na captação e tratamento de água_
Em 2023, está previsto o início das obras de construção de um novo sistema de abastecimento de água, incluindo a ampliação da captação de água bruta do Rio Itajaí-açu e da Estação de Tratamento de Água (ETA II), aumentando a capacidade total de abastecimento na cidade em 40%. Serão investidos U$26 milhões recursos oriundos do Banco para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata)
Um novo reservatório com capacidade de armazenamento de 10 milhões de litros de água tratada também será construído na ETA II ampliando a capacidade de adução para os bairros e reduzindo a intermitência. A previsão para a licitação da obra de Ampliação e Captação de água bruta é para fevereiro ou março e da ETA II para julho 2023.
A captação de água bruta, atualmente feita dentro da Usina do Salto, será transferida para o remanso natural existente nas proximidades da ETA II, um dos objetivos é reduzir o material particulado na água que será tratada. Esta obra também contemplará um novo sistema de Captação e Adução de água bruta para ETA II com pré-filtragem e desarenação, possibilitando que em situações de alta turbidez na água captada no Rio Itajaí- açu as partículas maiores que 2 mm fiquem retidas, diminuindo a entrada desses materiais nos equipamentos.
Já a nova Estação de Tratamento de Água, proporcionará aumento na capacidade de tratamento dos atuais 940 l/s para uma vazão máxima de 1.600 l/s. O incremento, atenderá a demanda total de consumo da população atendida pela ETA II, inclusive, em momentos onde houver a necessidade da redução da vazão de tratamento, devido aos altos índices de turbidez do Rio Itajaí-açu.