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Tele 115 do Samae Blumenau apresenta números positivos nos últimos anos
25/10/2022O atendimento telefônico ainda é um meio de comunicação tradicional muito utilizado pelas pessoas e no Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Samae Blumenau o Tele 115 é o principal canal de comunicação da autarquia para encaminhamento de serviços e informações como: intermitência no abastecimento de água, coleta de resíduos, vazamentos, comercial, ouvidoria, entre outros.
Desde 2019 a autarquia realiza ações para ampliar a equipe de atendimento, treinamento, melhorias na estrutura da sala de atendimento telefônico e no Sistema de Telemetria. Dados da Diretoria de Operações apontam uma queda na quantidade de ligações perdidas nos últimos anos. Naquele ano, o Tele 115 contabilizou a perda de 20,55% das 115.315 ligações recebidas.
Em 2020 foram 76.069 ligações e o percentual de perda foi de 18,42%; 59.467 ligações recebidas em 2021 com um percentual de 9,36% e nos últimos nove meses de 2022, o Tele 115 recebeu 36.195 ligações com 6,58% de chamadas perdidas.
A coordenadora do Tele 115, Aline Casas, explica o que são ligações perdidas no Tele 115. "Quando os nossos atendentes recebem uma ligação precisam conversar e entender a solicitação para direcionar o serviço de maneira adequada. Em alguns casos, as pessoas ligam uma ou duas vezes e se as nossas linhas estiverem ocupadas encerram o contato antes de serem atendidas", conta.
Outro investimento importante realizado pelo Samae Blumenau foi no Sistema de Telemetria, um acompanhamento em tempo real do nível dos reservatórios, capacidade de tratamento e captação de água. Os dados fornecidos pela Telemetria atendem as necessidades das equipes da Central de Rádio, Tele 115, de campo, eletromecânica, operadores das estações de tratamento e departamento Técnico. O objetivo do sistema é melhorar a performance no abastecimento e distribuição de água, minimizar perdas, evitar manutenções corretivas, falhas mecânicas e elétricas.
Para o Diretor-presidente do Samae, Michael Schneider, os treinamentos e investimentos em tecnologia contribuíram para um atendimento mais assertivo e humanizado. "Equipe motivada e estrutura de trabalho ideal sempre geram resultados positivos para a população. Além disso, o nowcasting ajuda na tomada de decisões, nas ampliações, melhorias das redes de abastecimento da autarquia e na gestão administrativa dos investimentos. Assim, conseguimos atender cada vez melhor as famílias da nossa cidade", afirma.
Contato e operadoras de celular
Aline Casas, coordenadora do Tele 115, alerta para alguns detalhes sobre as operadoras e DDDS. "Algumas operadoras de celular não autorizam a ligação para o Tele 115 e números com DDDs de outras regiões também não completam a chamada. Para atender esses casos pontuais disponibilizamos o número (47)3331-8400 ou Whatsapp (47) 99997-1621 " , informa.