Samae é pauta em Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental


Publicado em: 15/10/2021 15:06
Samae é pauta em Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental
        Entre os dias 17 e 20 de outubro o Samae Blumenau marcará presença no 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que acontecerá na cidade de Curitiba/PR. Durante o evento, a autarquia será citada através da apresentação de um artigo científico sobre fossas ecológicas, de autoria do servidor Humberto Brusadelli Pereira da Silva, assessor de Educação do PES – Programa de Educação em Saneamento, e coautoria de Matheus Proença, que foi estagiário do Samae.
“O artigo “Fossa Ecológica em uma Estação de Tratamento de Água: Uma experiência Produtiva” foi produzido a partir de observações e análises feitas acerca do funcionamento do sistema alternativo de tratamento de esgoto implantado na ETA III. Todo esse trabalho sobre o tanque de evapotranspiração (TEVAP), mas conhecido como fossa de bananeira, iniciou-se a partir de um diagnóstico das condições sanitárias do bairro Nova Rússia e segue dando bons frutos, literalmente” conta Humberto.
Os frutos citados por Humberto são diversos. Ainda em 2020, os servidores da ETA colheram cerca de 300 abóboras cultivadas na fossa ecológica. Em junho de 2021, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado colhendo o primeiro cacho de bananas da fossa de bananeiras. Ou seja, o sistema, que é uma alternativa viável e de baixo custo para o tratamento de esgoto, também é uma ótima alternativa para o cultivo de plantas.
Agora, além dos frutos que são gerados no local, o trabalho segue como modelo para todo o país no mais importante evento de saneamento e meio ambiente do Brasil. E além de apresentar o seu projeto, o Samae estará presente para discutir o desafio de como tornar as cidades e comunidades inteligentes, conectadas, resilientes e sustentáveis. 

Assessoria de Comunicação: Eduarda Loregian