Dia Mundial da Limpeza resultou na coleta de quase meia tonelada de resíduo em Blumenau


Publicado em: 22/09/2019 11:16
Dia Mundial da Limpeza resultou na coleta de quase meia tonelada de resíduo em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau foi uma das apoiadoras do evento Dia Mundial da Limpeza, no sábado, dia 21,  promovido anualmente em mais de 150 países. A ação programada pelo Grupo Pegada Verde contou com a participação de mais de 40 voluntários que realizaram a coleta de resíduos nas vias no entorno da Praça do Estudante, localizada na Rua 7 de setembro.

Foram coletaddos no local aproximadamente 200 kg de resíduo. Além disso, o Samae disponibilizou containeres para que os moradores de outras grandes regiões da cidade (Ponta Aguda, Velha Central, Garcia e Itoupava Central) depositassem o seu resíduo até às 17h. Os moradores levaram desde materiais da linha branca (geladeira, móveis, televisores) até materiais recicláveis (latinhas, garrafas pet, papelão e plásticos). Foram coletados nestes outros pontos mais de 240 kg de resíduos.

Com essas ações, a Prefeitura de Blumenau, apoia o terceiro setor que é composto por associações e fundações que geram bens e serviços públicos, mas sem fins lucrativos. Uma união de forças entre o setor público com o privado, com a função de promover a solidariedade social.

As organizações que fazem parte desse setor são criadas pela participação voluntária, realizando práticas de caridade, filantropia, proteção à natureza e diversos trabalhos com o intuito de alcançar objetivos sociais e públicos, como atendimento médico, campanhas educacionais, eventos culturais e muitas outras atividades que melhorem a qualidade de vida da população. O evento também contou com o Apoio da Secretaria de Turismo, Semmas (antiga Faema), Samae e Parque Vila Germânica.

O Movimento

O movimento World Cleanup Day – Dia Mundial Limpeza, começou na Estônia, pequeno país localizado no norte da Europa em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar todo o país em apenas cinco horas. Para este ano a programação prevê o desenvolvimento de ações de limpeza em todo o mundo, durante 30 horas em cada canto do planeta