PES ensina servidores a produzir sabão caseiro


Publicado em: 10/12/2020 16:59
PES ensina servidores a produzir sabão caseiro


Nesta quinta-feira, dia 10, servidores do Samae participaram da 1ª Oficina de Sabão Artesanal, promovida pelo Programa de Educação em Saneamento (PES), na Sede da autarquia. A iniciativa faz parte do planejamento do programa e recebeu o nome de "PES em Ação".

 
Quando o óleo de cozinha é descartado de forma incorreta, ele vai para o esgoto e contamina os mananciais, além de entupir as caixas de gordura de residências e estabelecimentos comerciais, causando prejuízos para o meio ambiente.


Para esta oficina foram utilizados 1 kg de soda cáustica, 1/5 litro de água quente, 1 copo de sabão em pó e 5 litros de óleo de cozinha usado,  as barras serão doadas para a Casa de Acolhida São Felipe Neri. Outra oficina será realizada no dia 16 de dezembro, também para os funcionários do Samae, ensinando a fazer brinquedos com material reciclável.

Cerca de 80 barras de sabão foram produzidas e a coordenadora do PES, Leila Menestrina, conta que a equipe já fez um vídeo que foi disponibilizado nas redes sociais do Samae explicando como produzir o sabão com óleo de cozinha.

"Desde o início da pandemia, estamos utilizando os canais virtuais de comunicação do Samae para incentivar adultos e crianças a desenvolver hábitos de preservação do meio ambiente. Produzir sabão caseiro também é uma forma de incrementar a renda familiar", afirma Leila.