Programa de Educação em Saneamento formará 1ª turma na terça , dia 3 de dezembro


Publicado em: 29/11/2019 10:38
Programa de Educação em Saneamento formará 1ª turma na terça , dia 3 de dezembro

O Programa de Educação em Saneamento (PES) realiza na próxima terça-feira, dia 3 de dezembro, a formatura da primeira turma de crianças que receberão o título de “Amigos da Água”, às 9h, no Teatro Michelangelo – Uniasselvi.


Mais de 200 crianças participaram do programa, que teve início em agosto, e contou com a parceria da Secretaria de Educação. No cronograma da formação estavam programadas as visitas ao Museu da Água, estações de tratamento de água e esgoto, em unidades de conservação, palestras com técnicos do Samae entre outras atividades .


O objetivo do PES é despertar, por meio do conhecimento, mudança de hábitos e de atitudes para melhorar a qualidade ambiental da nossa região. Desenvolvendo ações educativas que promovam a compreensão sobre os quatro pilares do saneamento básico: o esgotamento sanitário, a coleta e adequada disposição dos resíduos sólidos, o tratamento de esgotos e a drenagem pluvial urbana.


Leila Menestrina, coordenadora do PES, comemora a conquista. “Foram meses de aprendizado nosso e deles. Cada experiência vivida e conhecimento compartilhado contribuiu para despertar a conscientização ambiental neles. Agora, os nossos Amigos da Água multiplicarão o conhecimento que adquiriram”, afirma.

O PES iniciou atendendo crianças de 9 e 10 anos, do 4º ano do ensino fundamental, mas o sucesso foi tão grande que outras palestras e visitas foram agendadas por estudantes e adultos. “No total, 700 pessoas participaram das nossas palestras e fizeram visitas ao Museu da Água e unidades de conservação”, explica Leila Menestrina.


Além das crianças, os pais, amigos, familiares e autoridades marcarão presença no evento. André Espezim, diretor-Presidente do Samae, também comemora a vitória dos envolvidos. “A formatura é a coroação do empenho desses pequenos, dos técnicos do Samae, dos professores e outros parceiros engajados no projeto. O PES tornou-se um marco na história do saneamento da nossa cidade”, finaliza.

SERVIÇO


Formatura da 1ª Turma do Programa de Educação em Saneamento (PES)

Data e Horário: 3 de dezembro, às 9h

Local: Teatro Michelangelo – Uniasselvi

Endereço: Rua Eng. Udo Deeke, 531 , Salto do Norte