Servidores do Samae participam de capacitação


Publicado em: 14/03/2019 16:03
Servidores do Samae participam de capacitação

O Samae está promovendo uma capacitação para seus técnicos eletricistas e mecânicos na área de Segurança do Trabalho. Cerca de 25 servidores estão participando do curso “NR10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade” divididos em dois grupos: de 11 a 15 março e de 25 a 29 de março.


A iniciativa, da gerência de Gestão de Pessoas, tem o objetivo de garantir a segurança e a integridade física dos profissionais quando prestarem serviços que possam envolver eletricidade. A NR 10 é uma norma regulamentadora que apresenta uma série de obrigatoriedades, sendo que entre elas está o treinamento de 40 horas. O conteúdo precisa abordar os principais riscos, medidas de controle, procedimentos e técnicas para um trabalho seguro em eletricidade.


O curso alia horas de teoria e prática e estão ocorrendo dentro das dependências do Samae, em diferentes setores como o de manutenção, elétrica, na ETA , entre outros. Michelle Pedro, do setor de gestão de pessoas, conta que apenas um servidor do Samae já tinha realizado o curso. “É muito importante manter a equipe capacitada para agir corretamente quando algum problema surgir, principalmente no caso dos profissionais de elétrica”, explica.


A norma prevê ainda treinamento periódico, com um intervalo de dois anos, para manter os servidores atualizados. O diretor-presidente do Samae, André Espezim, afirma que o mais importante é garantir um local de trabalho dentro das normas de segurança exigidas pelo Ministério do Trabalho. “Nós zelamos pela integridade física do servidor. Se caso ocorrer um problema ele precisa saber como agir no momento exato, evitando graves acidentes”, afirma.


Fabrício Souza, coordenador de mecânica, participa pela primeira vez deste tipo de treinamento. “Sou brigadista e já fiz outros cursos sobre segurança e primeiros socorros, mas esta formação em NR 10 está sendo uma experiência enriquecedora. Na minha função já praticamos vários cuidados com a segurança, mas a forma como aplicar, o momento e o local são tópicos novos e contribuem para nos atualizar sobre o assunto. É uma iniciativa muito boa da administração do Samae. O que vem para ajudar é sempre importante”, afirma.


A autarquia pretende promover capacitações periódicas para atend
er cada vez melhor a população, além de garantir a qualidade e segurança no local de trabalho dos seus servidores.