Samae participa do primeiro encontro do Programa de Eficiência Energética


Publicado em: 01/12/2017 10:28
Samae participa do primeiro encontro do Programa de Eficiência Energética
Ocorreu ontem, dia 30, o 1º encontro do projeto de Eficiência Energética no Abastecimento de Água (ProEESA), de gestão de perdas de água e energia em sistemas de abastecimento de água. O evento aconteceu na sede da Ammvi em Blumenau e contou com a presença de técnicos e engenheiros do Samae, além dos diretores técnico, de operações e o diretor presidente.

O ProEESA é uma parceria entre o Ministério das Cidades do Brasil (MCidades) e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. O projeto de cooperação em Eficiência Energética no Abastecimento de Água tem o intuito de atuar na melhoria das condições para implantação de medidas nas entidades prestadores de serviços, reduzindo as despesas com eletricidade, consumo energético e perdas de água, aumentando a conservação das redes de distribuição e nas instalações de bombeamento.

Para o presidente do Samae, Alexandro Fernandes, a participação no evento auxiliará na melhora dos trabalhos realizados pela autarquia. “Sempre falo que esta troca de experiência é algo fundamental para que possamos contribuir na melhoria dos serviços executados e que também possamos evoluir no que executamos”, afirma.

O presidente da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR), Jean Michel Grundmann exaltou a realização do programa. “Sabemos que sempre temos o que melhorar na prestação dos nossos serviços e com certeza o programa nos auxiliará para atingirmos a excelência nos trabalhos”, relata.

Ao todo serão três etapas desenvolvidas em 12 meses. Para isto foi estabelecida uma rede com 14 prestadores de serviços da mesma região para sessões de trabalho. Além de Blumenau, participam do programa as cidades de Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho, Pomerode, Benedito Novo, Rodeio, Ascurra, Indaial, Apiúna, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Brusque e Timbó.
Os encontros a serem realizados buscam a troca de experiências, treinamentos específicos e acompanhamento de especialistas, auxiliando os prestadores de serviço na elaboração do Plano de Gestão de Perdas de Água e Energia.

Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima