Samae completa 50 anos de história em Blumenau


Publicado em: 11/08/2016 10:56
Samae completa 50 anos de história em Blumenau

Nesta quinta-feira, dia 11, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) completa 50 anos de história. Nesse período, a instituição evoluiu junto com a história de Blumenau e hoje atua em quatro frentes: tratamento de água, de esgoto, de resíduos sólidos e com reciclagem. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto foi criado em 11 de agosto de 1966, pela Lei 1.370.



Quatro anos após a fundação da autarquia, a ETA II começou a operar, produzindo 450 litros de água por segundo, com a previsão de atender uma população de 173 mil habitantes. Já no início dos anos 90, a ETA II foi ampliada, até atingir 840 litros de água por segundo. Em 1996, Blumenau ganhou duas novas estações de tratamento de água, a ETA III, no bairro Garcia, com capacidade para produzir até 400 litros de água por segundo, e a ETA IV, na Vila Itoupava, com capacidade de 20 litros por segundo.



 O atual presidente do Samae, Valdair José Matias, destaca que após quase 20 anos sem investimentos, a autarquia voltou a realizar ações em 2013. "Podemos citar a aquisição de quatro terrenos para reservatórios de água, o financiamento de caixas d'água para a população, a instalação de 17 boosters, além das obras do PAC 2, que contemplam a instalação de novas tubulações.", salienta. Além disso, o presidente reforça que atualmente o Samae beneficia 52% das ruas de Blumenau com a coleta de lixo reciclável e a meta é atingir 98% das ruas até o fim deste ano. No município, somente de lixo convencional, são coletadas 7,2 mil toneladas por mês.

 O atendimento à população para serviços do Samae é realizado pelo telefone 115.

 

Texto: Yara Schram

 

Assessora de Comunicação: Bruna Merini