Serviços de Ouvidoria da Prefeitura otimizam atendimento à população


Publicado em: 27/06/2016 09:45
Serviços de Ouvidoria da Prefeitura otimizam atendimento à população

Com o objetivo de garantir o direito do cidadão de acesso à informação e ainda de registrar solicitações e esclarecer dúvidas da comunidade sobre os serviços da administração, a Prefeitura mantêm ouvidorias setorizadas para agilizar as demandas, incluindo também o registro de sugestões para a melhoria dos serviços disponibilizados à população. Pelo número 156, a comunidade tem acesso à Ouvidoria Geral, que também pode ser contatada pelo e-mail sac@blumenau.sc.gov.br.

 

As demandas são registradas pro meio de um número de protocolo e permite ao cidadão acompanhar o processo na internet. Basta acessar o site www.blumenaus.sc.gov.br, no menu Serviços > Serviços On-line > Consultas de Processos. Segundo o diretor de Serviços de Ouvidoria, Jairo dos Santos, as solicitações pela Ouvidoria Geral são efetivadas em até 24 horas. Algumas exigem um estudo mais técnico para um retorno mais exato ao cidadão. Somente pelo 156, a Prefeitura registrou este ano 7.194 protocolos abertos, com 5.159 já resolvidos.

 

 

Ouvidorias Setorizadas

 

A exemplo do 156, que presta atendimento específico para os serviços disponibilizados no prédio municipal e de alguns setores, a Prefeitura também conta a Ouvidoria do Samae pelo número 115, com atendimento das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 à população. Somente de janeiro até junho, foram registradas pela autarquia 1.129 solicitações, incluindo demandas relacionadas ao abastecimento de água, esgoto e coleta de lixo.

 

O Seterb também mantém um canal aberto à comunidade com o objetivo de melhorar os serviços disponibilizados à comunidade. Pelo telefone 3381-7022, a população pode fazer as solicitações ou reclamações sobre inclusão de linhas, alteração de horários, incluindo ônibus que saem atrasados ou antes do horário estabelecido. O atendimento é feito das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30. Neste ano, foram registradas e protocoladas 280 solicitações pelo Seterb.

 

Como não poderia faltar no município e para melhorar a qualidade de vida na cidade, a Secretaria de Saúde funciona também com sua ouvidoria pelo telefone 3381-7770 e também pelo e-mail ouvidoriasemus@blumenau.sc.gov.br. No setor da saúde foram registradas de janeiro até agora 5.731 solicitações, que vão desde consultas, exames, cirurgias, até denúncias de maus tratos aos animais. O atendimento na ouvidoria da Saúde é realizado durante o horário comercial. A Iluminação Pública do município, que também conta com uma ouvidoria própria pelo telefone 3381-6881, registrou neste ano 2.953 solicitações, dentre elas trocas de lâmpadas e manutenção da iluminação.

 

Confira os telefones de cada ouvidoria e as demandas que podem ser registradas. no site www.blumenau.sc.gov.br/ouvidoria.

 

 

Ouvidoria Geral

 

Telefone: 156

E-mail: sac@blumenau.sc.gov.br

Atendimento: Demandas: consertos calçamentos, roçadas, manutenção de praças e jardins.

 

Iluminação Pública

 

Telefone: (47) 3381.6881

Atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h30

Demandas: troca de lâmpadas, manutenção iluminação pública.

 

Saúde

 

Telefone: (47) 3381.7770

Atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h

E-mail: ouvidoriasemus@blumenau.sc.gov.br

Demandas: consultas, exames, cirurgias, denúncias de maus tratos aos animais.

 

Seterb (Transporte)

 

Telefone: 3381.7009 / 3381.7022

Atendimento: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

E-mail: ouvidoria@seterb.sc.gov.br

Demandas: inclusão de linhas, alteração de horários, ônibus Atrasos/Antecipada.

 

Samae

 

Telefone: 115

Atendimento: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

E-mail: ouvidoria@samae.com.br

Demandas: água, Esgoto e Coleta de Lixo.

 

Assessora de Comunicação: Bruna Merini